Para acessar os regimentos internos, clique aqui.
Nome | Cargo | ||
---|---|---|---|
Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa | Presidente | ||
Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, onde exercia até então a função de Vice-Presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital. Graduado em Administração de empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduações em desenvolvimento gerencial pela EASP/FGV e em Inovação Corporativa pela Stanford University, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e Mestrado Executivo em administração na Kellogg School of Management, nos Estados Unidos. Possui 20 anos de experiência na indústria bancária, onde exerceu diversos cargos: Diretor de Controladoria e Compliance (Grupo Pan Americano); Diretor de Administração, Finanças e RI (CFO) (Caixa Seguridade Participações S.A.); Vice-Presidente & CEO (EBSERH); Superintendente Nacional de Administração de Risco Corporativo, Diretor Executivo de Controladoria (Caixa Econômica Federal). | |||
Diogo Ilário de Araújo Oliveira | Diretor Executivo de Atacado e Governo, respondendo pela Diretoria Executiva de Negócios Digitais | ||
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Empregado concursado do BRB, tendo exercido diversas funções na Instituição desde 2004, dentre elas: Gerente de Expediente (07/2004 a 06/2007), Gerente de Negócios (06/2007 a 09/2017), Gerente-Geral (10/2017 a 07/2021), Superintendente (08/2021 a 06/2023). | |||
Cristiane Maria Lima Bukowitz | Diretora Executiva de Gestão de Pessoas, respondendo pela Diretoria Executiva de Operações | ||
Graduada em Ciências – Licenciatura pela Universidade Católica de Brasília e Pós-Graduada em Administração de Negócios pela IBMEC Business School. Foi Professora de 1986 a 1990. É funcionária concursada do BRB – Banco de Brasília desde 18/09/1990, onde acumulou experiência profissional exercendo diversos cargos, como Assistente, Gerente de Processos, Chefe de Departamento, Gerente de Processos, Gerente Executivo, Diretora de Operações, Gerente de Área, Diretora Presidente da Financeira BRB e Superintendente. | |||
Dario Oswaldo Garcia Junior | Diretor Executivo de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores, respondendo pela Diretoria Executiva de Varejo | ||
Graduado em Administração de Empresas pela UDF, Especialização MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Católica de Brasília. Foi Membro do Conselho Fiscal da Cartão BRB, Período: julho/2009 a janeiro/2011; Membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF, Período: julho 2007 a janeiro 2011; Atuou em diversas áreas do Banco, como : Instrutor Interno do BRB;Instrutoria de Rotinas de Retaguarda (período: março/1999 a setembro/2009), Instrutoria sobre Provisão de Operações de Crédito (período: a partir de julho/2011). Gerente de Setor; Gerente de Negócios; Gerente Executivo; Superintendente Comercial; Diretor; Superintendente Área: SUMOC – Superintendência de Modelagem de Crédito. | |||
Luana de Andrade Ribeiro | Diretora Executiva de Controles e Riscos | ||
Funcionária concursada do BRB desde 2002. Bacharel em Administração de Empresas na UDF, possui MBA Executivo em Finanças pela UCB, cursando Especialização em Operador de Mercado Financeiro (FIA) e Mestrado Internacional em Finanças (Sorbonne). Em sua trajetória no Banco, exerceu funções técnicas e gerenciais. Atuou como Superintendente de Riscos Corporativos, de Produtos de Varejo e, até assumir a Diretoria, atuava como Superintendente de Risco de Crédito. | |||
José Maria Corrêa Dias Júnior | Diretor Executivo de Tecnologia | ||
Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia(Iesam), José Dias possui Especialização em Redes de Computadores pela Universidade da Amazônia (Unama), Pós-graduação em Novas Tecnologias, Transformação Digital e Agilidade pela FIA Business School (FIA), MBA Executivo em Finanças Investimento e Risco pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursa mestrado em Business Administration, pela Hult International Business School, além de formação executiva em Strategic Agility pela Harvard Business School (HBS) e Gestão na Transformação Digital pela Fundação Dom Cabral (FDC). Com mais de quinze anos de experiência em cargos e funções de tecnologia da informação, ocupou, no BRB, cargos de Gerente de Núcleo, Gerente de Área e Superintendente, desde 2014. | |||
Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo | Diretor Jurídico | ||
Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pós-graduado em Fusões e Aquisições pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER), e em Direito Tributário pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica (ICAT) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Sua gama de experiências vai da advocacia profissional ao posto de membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (2010-2015), passando pelos cargos de Professor de Direito Tributário da Universidade Católica de Brasília e de Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. |
Clique aqui para acessar as atas da Reunião do Conselho de Administração.
Nome | Cargo | ||
---|---|---|---|
Marcelo Talarico | Presidente | ||
Com 40 anos de experiência em Gestão Corporativa nos setores público/privado, em empresas com atuação no setor financeiro, possui Graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC em Ciências e Matemática e Especialização em Administração Financeira voltada às Instituições Financeiras pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Concluiu a Certificação CCA+ , o Curso Avançado para Conselheiros de Administração e o Aprimoramento em Governança e Mercado de Capitais para Administradores de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC , além dos programas Como Liderar no Contexto Digital, GO NEW, Certificação de Conselheiro de Inovação e Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral – FDC. Possui também o certificado de Agente Autônomo de Investimento pela Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadoria – ANCOR. | |||
Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa | Membro | ||
Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal. Graduado em Administração de empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduações em desenvolvimento gerencial pela EASP/FGV e em Inovação Corporativa pela Stanford University, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e Mestrado Executivo em administração na Kellogg School of Management, nos Estados Unidos. Possui 20 anos de experiência na indústria bancária, onde exerceu diversos cargos: Diretor de Controladoria e Compliance (Grupo Pan Americano); Diretor de Administração, Finanças e RI (CFO) (Caixa Seguridade Participações S.A.); Vice-Presidente & CEO (EBSERH); Superintendente Nacional de Administração de Risco Corporativo, Diretor Executivo de Controladoria e Vice-Presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital (Caixa Econômica Federal). | |||
Paulo César Pagi Chaves | Indicado pelo Controlador | ||
Atual Chefe de Gabinete do Vice-Governador do Distrito Federal – GDF. Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB, possui MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Governamental pela Fundação Getúlio Varas – FGV, especialização em Comércio Exterior e atualmente está cursando Direito, pelo Instituto Brasileiro de Direito Público – IDP. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Cia de Desenvolvimento Habitacional do DF; Membro da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais; Suplente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT; Superintendente de Relações Governamentais na Confederação Nacional das Empresas de Seguros – Cnseg. | |||
Eduardo Aroeira Almeida | Indicado pelo Controlador | ||
Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, com intercâmbio realizado na Eisenhower High School, Califórnia, EUA. Possui mais de 20 anos de experiência no setor de construção civil, exercendo cargos de liderança em diversas instituições. Desde 2004, é Diretor Financeiro e de Obras na Apex Engenharia Comércio e Indústria Ltda. Atualmente, além de Membro do Conselho de Administração, também ocupa o cargo de Vice-Presidente Financeiro na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), onde também já atuou como Vice-Presidente Administrativo. Foi Presidente e Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF). Além disso, é Conselheiro no Conselho de Planejamento Territorial Urbano do Distrito Federal (Conplan), com forte atuação em planejamento urbano e gestão da indústria imobiliária. |
|||
Luís Fernando de Lara Resende | Membro Independente | ||
Servidor Público Federal aposentado, atuou em diversas áreas do setor público sendo o mais recente na Assessoria Especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos, na Presidência da República. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), possui vasta experiência profissional, no IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada foi Coordenador de Estudos em instituições e Governança Internacional da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DAS 3), dezembro de 2016 – maio de 2017; Coordenador-Geral da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do lpea (DAS 4), junho a dezembro de 2016; Técnico lotado no Gabinete da Presidência do Ipea, 2015 a 2016; Coordenador-Geral de Comunicação e Editoração da Escola Nacional de Administração Pública – Enap (DAS 4), 2012 – 2015. | |||
Kátia do Carmo Peixoto de Queiroz | Indicada pelos Acionistas Minoritários | ||
Graduada em Administração de Empresas pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, com MBA em Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Brasília. Possui ampla experiência no setor bancário, atuando em posições de liderança como Diretora de diversas áreas, incluindo Administração de Recursos de Terceiros, Gestão de Pessoas e Administração, Redes e Canais, Distribuição e Vendas, e Crédito. Também exerceu cargos de Superintendente nos segmentos Corporate e Pessoa Jurídica, além de ter atuado como Gerente Geral de Agência e Gerente de Negócios, acumulando uma sólida carreira em gestão e desenvolvimento estratégico. Também atuou como Conselheira do Conselho de Administração da BRB Administradora e Corretora de Seguros S/A (03/2014 a 04/2017). |
|||
Ricardo José Duarte Rodrigues | Eleito pelos empregados do BRB | ||
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e graduado em Ciências Contábeis e Atuariais pela mesma instituição. Com mais de 19 anos de experiência no setor bancário, exerceu cargos estratégicos em áreas de controladoria, contabilidade, tributos e finanças. Atuou como Diretor de Controladoria, Administração e Finanças na BRB Serviços S/A, além de ocupar os cargos de Superintendente de Contabilidade e Gerente Tributário no BRB e Gerente de Controladoria na BRBCARD. Também exerceu a função de Conselheiro Fiscal na Regius – Sociedade Civil de Previdência Privada. Atualmente, é Gerente de Equipe no Banco de Brasília S/A. |
|||
Hugo Ferreira Braga Tadeu | Membro Independente | ||
Graduado pela Faculdade de Economia e Administração do IBMEC, mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Engenharia Mecânica pela PUC Minas e pós-doutor em Simulação Aplicada pela Sauder School of Business do Canadá. É professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, possuindo vasta experiência em cargos de liderança, com foco em inovação, estratégias digitais e forecasting. |
Clique aqui para acessar as atas da Reunião do Conselho de Administração.
Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho da Administração.
O Conselho Fiscal, eleito pela Assembleia Geral para um mandato de 2 (dois) anos, sendo permitidas até 2 (duas) reconduções consecutivas, é composto de até 5 (cinco)membros efetivos e 5 (cinco) suplentes, pessoas naturais, acionistas ou não, residentes no País, com formação acadêmica compatível com o exercício da função e que tenham exercido, por prazo mínimo de 3 (três) anos, cargo de direção ou assessoramento na administração pública ou cargo de conselheiro fiscal ou administrador de empresa. No Conselho Fiscal, um dos membros efetivos e o seu respectivo suplente, indicados pelo acionista controlador, serão obrigatoriamente funcionários com vínculo permanente, com a Administração Pública, da Secretaria a que estiver vinculado o BRB. O CONFIS tem como missão fiscalizar os atos da Administração no desempenho econômico, financeiro e orçamentário, observando o cumprimento dos deveres legais e estatutários, visando à proteção dos interesses do BRB e dos seus acionistas, assim como demais competências previstas na Lei 6.404/76.
Nome | Cargo | Posse | Mandato |
---|---|---|---|
Thiago Rogério Conde (Suplente: Ledamar Sousa Resende) |
Membro | 04/02/2025 | 2024/2026 |
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, com especializações em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes e Gestão Tributária pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui mestrado em Gestão Econômica de Finanças Públicas pela UnB. Com vasta experiência no setor público, atuou em diversas funções estratégicas no âmbito da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, incluindo posições como Subsecretário de Orçamento Público e Secretário Executivo de Orçamento. Atualmente, ocupa o cargo de Secretário Executivo de Finanças na Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal. Participou ativamente de Grupos de Trabalho e Conselhos, sendo Membro do Grupo de Trabalho para definição de requisitos de alteração do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (2012-2013), Conselheiro do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (2013-2015) e Membro do Conselho Consultivo de Preservação e Planejamento Territorial e Metropolitano do Distrito Federal (2016-2017). Atualmente, também é Conselheiro Suplente do Conselho de Administração do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal, representando o sindicato desde 2019. |
|||
João Antônio Fleury Teixeira (Suplente: Maurício Antônio do Amaral Carvalho) |
Membro | 04/02/2025 | 2024/2026 |
Administrador formado pela AEUDF com pós-graduação em Formação Gerencial em Nível Estratégico, na Escola Brasileira de Administração Pública – EBAPE e Análise de Sistemas da Informação, Organização, Sistemas e Métodos, na Escola Brasileira de Administração Pública –UMA. Possui vasta experiência profissional, tendo atuado em cargos como: Secretário da Fazenda da Prefeitura de Belo Horizonte, Presidente do Conselho de Administração do BRB, Secretário da Fazenda do Distrito Federal, Diretor Executivo do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Presidente do Conselho de Administração da COPASA, Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Banco Central de Previdência Privada – CENTRUS, Diretor de Administração do Banco Central do Brasil, dentre outros. | |||
Francisco Sotero Rosas Neto |
Membro | 04/02/2025 | 2024/2026 |
Formado em Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Com uma carreira sólida e extensa no BRB, iniciou sua trajetória no banco em 1988 e acumulou experiência em diversos cargos de liderança. Foi Gerente Geral da Agência Riacho Fundo de 2021 a 2023, e antes disso, Gerente Geral da Agência Bandeirante (2017-2021). Atuou como Superintendente de Rede Sul (2016-2017) e Superintendente de Crédito (2014-2016). Exerceu o cargo de Diretor Operacional da Financeira BRB (2011-2013), entre outras funções de destaque em várias agências do BRB, como Gerente Geral em diversas unidades, incluindo Taguatinga Centro, Brazlândia e Ceilândia. Além disso, tem experiência como Conselheiro Fiscal e Deliberativo em instituições relacionadas ao BRB, como a Regius Sociedade Civil de Previdência Privada, Cartão BRB S/A, e Corretora de Seguros BRB. Sua carreira também inclui passagem pela Casa Civil do Distrito Federal (2013-2014) e pelo Ministério da Indústria e do Comércio (1985-1988). |
Clique aqui para acessar os extratos das atas das Reuniões do Conselho Fiscal.
Nome | Cargo |
---|---|
Reinaldo Busch Alves Carneiro (reeleito) | Presidente |
Reinaldo Busch Alves Carneiro é mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Já foi membro da Comissão de Governança em Instituições Financeiras do IBGC, Calculista e Chefe de setor na área de contratos de empréstimos no Unibanco S.A., Gerente no Departamento de Supervisão de Bancos do Banco Central do Brasil, Professor de Finanças Corporativas no Instituto Presbiteriano Mackenzie e especialista externo vinculado ao Monetary and Capital Markets Department, do Fundo Monetário Internacional (FMI). Reinaldo já presidiu os Comitês de Auditoria da Caixa Econômica Federal e da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF). No BRB, ele é membro independente do Conselho de Administração desde 2020. | |
Fernando Dal-Ri Murcia | Membro Qualificado, em atendimento ao disposto no § 6º do Art. 9º da Resolução CMN nº 4.910/2021. |
Fernando Dal-Ri Murcia tem um total de 78 artigos acadêmicos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, além de cinco livros e 11 capítulos de livros. Orientador de sete dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado no programa de pós-graduação em controladoria e contabilidade da FEA/USP, Fernando já trabalhou como analista da Bridgestone Firestone do Brasil, Projeto Maiores e Melhores da Revista Exame e do Prêmio Transparência da ANEFAC-FIPECAFI-SERASA. No meio acadêmico, foi professor concursado da Universidade Federal de Santa Catarina, e atualmente exerce a cátedra de Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, campus SP, lecionando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. |
Clique aqui para acessar os extratos das atas da Reunião do Comitê de Auditoria.
O Comitê de Remuneração é composto por três membros efetivos e um suplente, estando vinculado diretamente ao CONSAD. Tem por objetivo assessorar o CONSAD na condução da Política de Remuneração dos Administradores, nos termos da Legislação vigente.
Nome | Cargo |
---|---|
Marcelo Talarico | Membro |
Com 40 anos de experiência em Gestão Corporativa nos setores público/privado, em empresas com atuação no setor financeiro, possui Graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC em Ciências e Matemática e Especialização em Administração Financeira voltada às Instituições Financeiras pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Concluiu a Certificação CCA+ , o Curso Avançado para Conselheiros de Administração e o Aprimoramento em Governança e Mercado de Capitais para Administradores de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC , além dos programas Como Liderar no Contexto Digital, GO NEW, Certificação de Conselheiro de Inovação e Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral – FDC. Possui também o certificado de Agente Autônomo de Investimento pela Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadoria – ANCOR. | |
Luis Fernando de Lara Resende | Membro |
Servidor Público Federal aposentado, atuou em diversas áreas do setor público sendo o mais recente na Assessoria Especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos, na Presidência da República. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), possui vasta experiência profissional, no IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada foi Coordenador de Estudos em instituições e Governança Internacional da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DAS 3), dezembro de 2016 – maio de 2017; Coordenador-Geral da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do lpea (DAS 4), junho a dezembro de 2016; Técnico lotado no Gabinete da Presidência do Ipea, 2015 a 2016; Coordenador-Geral de Comunicação e Editoração da Escola Nacional de Administração Pública – Enap (DAS 4), 2012 – 2015. | |
Glauco Alves e Santos | Membro |
Graduado em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB e em Administração pelo UniDF – Centro Universitário do Distrito Federal; Pós-Graduado em Direito Tributário e em Direito do Estado pela UCM –Universidade Cândido Mendes; Mestre em Direito Constitucional pelo IDP – Instituto de Direito Público de Brasília. Possui 17 anos de experiência com atuação em 5 diferentes bancos, com foco no segmento empresarial e institucional. Possui também conhecimento de processos de fusões e aquisições no mercado financeiro brasileiro. Desde 2002 atua em consultoria técnica e jurídica para indústrias do segmento farmacêutico e de produtos para saúde, dentre outras submetidas a regulação das autarquias federais em regime especial, denominadas Agências Reguladoras. Foi Conselheiro Titular da OAB/DF – Ordem dos Advogados do Brasil/DF, Presidente da Comissão de Direito Regulatório da OAB/DF e Presidente da Comissão Nacional de Direito Regulatório pela Associação Brasileira de Advogados – ABA. Atuando com escritório próprio, desde 2003, com foco especial em Direito Regulatório (Agências Reguladoras), Direito Empresarial e Administrativo, Registros/Marcas e Patentes e Licitações e Contratos (Lei 8.666). |
Clique aqui para acessar as atas da Reunião do Comitê de Remuneração.
O BRB dispõe de um Comitê de Elegibilidade Estatutário, composto por 03 (três) membros, sendo um membro do Conselho de Administração, um membro do Comitê de Auditoria e um membro indicado pela Diretoria responsável pela gestão de pessoas, com as atribuições e encargos previstos na legislação específica, com atuação em suas Subsidiárias Integrais e Controladas.
Nome | Cargo |
---|---|
Luis Fernando de Lara Resende (Membro do Conselho de Administração) |
Presidente |
Trabalhou nas empresas : Escola Nacional de Administração Pública – Enap; Cargo: Coordenador-Geral de Comunicação e Editoração; Período: 2012-2015.; Gabinete da Presidência do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – Ipea; Cargo: Técnico; Período: 2015-2016 ; Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – Ipea; Cargo: Coordenador-Geral da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais; Período: junho a dezembro de 2016.; Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – Ipea; Cargo: Coordenador de Estudos em Instituições e Governança Internacional da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais; Período: 2016-2017. ; Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Cargo: Assessor Especial; Período: maio de 2017 até a presente data. | |
Fernanda Christina de Oliveira Santos | Membro indicado pela Diretoria responsável pela gestão de pessoas |
Funcionária concursada do BRB, é Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Possui pós-graduação em Estado, Direito e Constituição pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Planalto Central – Uniplac; Certificação ITIL – Foundation Cerfiticate in IT Service Management, curso de extensão em Gestão de Riscos Corporativos e Plano de Seguridade Empresarial em conformidade com a ISO 31000 pela Faculdade de São Paulo. No BRB exerceu diversas funções, como Gerente de Relacionamento, Gerente de Área e Superintendente. Coordenou projetos de revisão de processos críticos para o Banco que culminaram na melhoria da eficiência operacional, mitigação de riscos, redução de despesas e melhorias de receitas. |
Clique aqui para acessar as atas das Reuniões do Comitê de Elegibilidade.
O Comitê de Riscos, com as atribuições e encargos previstos na legislação específica, vinculado ao Conselho de Administração do BRB, com atuação no BRB e em suas Subsidiárias, Controladas e Coligadas, será composto de 03 (três) membros efetivos, brasileiros, de reputação ilibada, residentes no País, com comprovados conhecimentos que os qualifiquem para a função e diplomados em curso de nível universitário.
Nome | Cargo |
---|---|
Luis Fernando de Lara Resende | Membro |
Trabalhou nas empresas : Escola Nacional de Administração Pública – Enap; Cargo: Coordenador-Geral de Comunicação e Editoração; Período: 2012-2015.; Gabinete da Presidência do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – Ipea; Cargo: Técnico; Período: 2015-2016 ; Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – Ipea; Cargo: Coordenador-Geral da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais; Período: junho a dezembro de 2016.; Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – Ipea; Cargo: Coordenador de Estudos em Instituições e Governança Internacional da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais; Período: 2016-2017. ; Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Cargo: Assessor Especial; Período: maio de 2017 até a presente data. | |
Marcelo Talarico | Membro |
Formação na Pontíficia Universidade Católica de Campinas – PUC, em Ciências e Matemática. Fez curso de especialização em administração financeira na Fundação Getúlio Vargas; de Agente Autônomo de Investimento na ANCOR – Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mervadoria. Curso de Comércio Exterior no Conselho Regional de Administração , entre outros. Trabalhou nas Empresas: BPC Com Ltda.;Cargo: Sócio-Fundador e CEO; Período: 1988-2018; BPC Corretora de Seguros; Cargo: Sócio-Fundador; Período: 1988-2018 ; Talinvest I A P Ltda.; Cargo: Sócio-Fundador e CEO; Período: 2008-2018. | |
Carlos Antonio de Vergara Cammas | Coordenador |
Bacharel e Licenciamento em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade do Chile, MBA em Derivativos e Riscos – BM&F (atual B3) MBA – Executivo em Finanças – IBMEC e Pós-Graduação/ Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – USP. Possui um bom relacionamento no mercado financeiro com órgão reguladores e Associações de Classe, foi professor em diversas disciplinas nos cursos de Pós-Graduação. Possui uma carreira de mais de 30 anos como executivo em Instituições Financeiras no Brasil, empresas de Consultoria e Auditoria, como Itaú, Banco Francês e Brasileiro, Ernst & Young, PWC, Dresdner Bank, Banco Santander, Banco Pan, entre outros. |
Clique aqui para acessar as atas da Reunião do Comitê de Riscos.
A Comissão de Ética do BRB é um órgão que tem como objetivo orientar, aconselhar e atuar na gestão sobre a ética profissional dos dirigentes e empregados do BRB, suas subsidiárias e controladas, e no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, cabendo-lhe, ainda, deliberar sobre condutas antiéticas e sobre transgressões das normas internas levadas ao seu conhecimento.
Nome | Cargo |
---|---|
Cristiane Maria Lima Bukowitz | Diretora Executiva de Gestão de Pessoas, respondendo pela Diretoria Executiva de Operações |
Graduada em Ciências – Licenciatura pela Universidade Católica de Brasília e Pós- Graduada em Administração de Negócios pela IBMEC Business School. Foi Professora de 1986 a 1990. É funcionária concursada do BRB – Banco de Brasília desde 18/09/1990, onde acumulou experiência profissional exercendo diversos cargos, como Assistente, Gerente de Processos, Chefe de Departamento, Gerente de Processos, Gerente Executivo, Diretora de Operações, Gerente de Área, Diretora Presidente da Financeira BRB e Superintendente. | |
Diogo Ilário de Araújo Oliveira | Diretor Executivo de Atacado e Governo, respondendo pela Diretoria Executiva de Negócios Digitais |
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Empregado concursado do BRB, tendo exercido diversas funções na Instituição desde 2004, dentre elas: Gerente de Expediente (07/2004 a 06/2007), Gerente de Negócios (06/2007 a 09/2017), Gerente-Geral (10/2017 a 07/2021), Superintendente (08/2021 a 06/2023). | |
Luana de Andrade Ribeiro | Diretora Executiva de Controles e Riscos |
Luana Ribeiro é funcionária concursada do BRB desde 2002. Bacharel em Administração de Empresas na UDF, possui MBA Executivo em Finanças pela UCB, cursando Especialização em Operador de Mercado Financeiro (FIA) e Mestrado Internacional em Finanças (Sorbonne). Em sua trajetória no Banco, exerceu funções técnicas e gerenciais. Atuou como Superintendente de Riscos Corporativos, de Produtos de Varejo e, até assumir a Diretoria, atuava como Superintendente de Risco de Crédito. | |
José Maria Corrêa Dias Júnior | Diretor Executivo de Tecnologia |
Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia(IESAM), José Maria possui MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursa mestrado em Business Administration, pela Hult International Business School. Com mais de dez anos de experiência em funções de analista de tecnologia da informação, ocupa, no BRB, cargos de gerente de área e superintendente, desde 2012. | |
Dario Oswaldo Garcia Junior | Diretor Executivo de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores, respondendo pela Diretoria Executiva de Varejo |
Graduado em Administração de Empresas pela UDF, Especialização MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Católica de Brasília. Foi Membro do Conselho Fiscal da Cartão BRB, Período: julho/2009 a janeiro/2011; Membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF, Período: julho 2007 a janeiro 2011; Atuou em diversas áreas do Banco, como : Instrutor Interno do BRB;Instrutoria de Rotinas de Retaguarda (período: março/1999 a setembro/2009), Instrutoria sobre Provisão de Operações de Crédito (período: a partir de julho/2011). Gerente de Setor; Gerente de Negócios; Gerente Executivo; Superintendente Comercial; Diretor; Superintendente Área: SUMOC – Superintendência de Modelagem de Crédito. | |
Jacques Mauricio Ferreira Veloso de Melo | Diretor Jurídico |
Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pós-graduado em Fusões e Aquisições pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER), e em Direito Tributário pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica (ICAT) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Sua gama de experiências vai da advocacia profissional ao posto de membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (2010-2015), passando pelos cargos de Professor de Direito Tributário da Universidade Católica de Brasília e de Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. |
O Comitê de Partes Relacionadas do BRB é um órgão que tem como objetivo avaliar, monitorar e controlar as transações com partes relacionadas realizadas pela Instituição.
Nome | Cargo |
---|---|
Luana de Andrade Ribeiro | Diretora Executiva de Controle e Riscos |
Funcionária concursada do BRB desde 2002. Bacharel em Administração de Empresas na UDF, possui MBA Executivo em Finanças pela UCB, cursando Especialização em Operador de Mercado Financeiro (FIA) e Mestrado Internacional em Finanças (Sorbonne). Em sua trajetória no Banco, exerceu funções técnicas e gerenciais. Atuou como Superintendente de Riscos Corporativos, de Produtos de Varejo e, até assumir a Diretoria, atuava como Superintendente de Risco de Crédito. | |
Dario Oswaldo Garcia Junior | Diretor Executivo de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores, respondendo pela Diretoria Executiva de Varejo |
Graduado em Administração de Empresas pela UDF, Especialização MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Católica de Brasília. Foi Membro do Conselho Fiscal da Cartão BRB, Período: julho/2009 a janeiro/2011; Membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF, Período: julho 2007 a janeiro 2011; Atuou em diversas áreas do Banco, como : Instrutor Interno do BRB;Instrutoria de Rotinas de Retaguarda (período: março/1999 a setembro/2009), Instrutoria sobre Provisão de Operações de Crédito (período: a partir de julho/2011). Gerente de Setor; Gerente de Negócios; Gerente Executivo; Superintendente Comercial; Diretor; Superintendente Área: SUMOC – Superintendência de Modelagem de Crédito. | |
Diogo Ilário de Araújo Oliveira | Diretor Executivo de Atacado e Governo, respondendo pela Diretoria Executiva de Negócios Digitais |
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Empregado concursado do BRB, tendo exercido diversas funções na Instituição desde 2004, dentre elas: Gerente de Expediente (07/2004 a 06/2007), Gerente de Negócios (06/2007 a 09/2017), Gerente-Geral (10/2017 a 07/2021), Superintendente (08/2021 a 06/2023). | |
Jacques Mauricio Ferreira Veloso de Melo | Diretor Jurídico |
Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pós-graduado em Fusões e Aquisições pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER), e em Direito Tributário pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica (ICAT) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Sua gama de experiências vai da advocacia profissional ao posto de membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (2010-2015), passando pelos cargos de Professor de Direito Tributário da Universidade Católica de Brasília e de Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. |
O Comitê de Correição, como órgão auxiliar do Conselho de Administração, ao qual se reportará diretamente, funciona sob demanda e será integrado por três membros, dos quais dois provenientes do Conselho de Administração e um do Conselho Fiscal.
Nome | Cargo |
---|---|
Luis Fernando de Lara Resende | Presidente |
Servidor Público Federal aposentado, atuou em diversas áreas do setor público sendo o mais recente na Assessoria Especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos, na Presidência da República. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), possui vasta experiência profissional, no IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada foi Coordenador de Estudos em instituições e Governança Internacional da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (DAS 3), dezembro de 2016 – maio de 2017; Coordenador-Geral da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do lpea (DAS 4), junho a dezembro de 2016; Técnico lotado no Gabinete da Presidência do Ipea, 2015 a 2016; Coordenador-Geral de Comunicação e Editoração da Escola Nacional de Administração Pública – Enap (DAS 4), 2012 – 2015. | |
Marcelo Talarico | Membro |
Possui formação na Pontificia Universidade Católica de Campinas – PUC, em Ciências e Matemática. Fez curso de especialização em administração financeira na Fundação Getúlio Vargas; de Agente Autônomo de Investimento na ANCOR – Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mervadoria. Curso de Comércio Exterior no Conselho Regional de Administração , entre outros. Trabalhou nas Empresas: BPC Com Ltda.;Cargo: Sócio-Fundador e CEO; Período: 1988-2018; BPC Corretora de Seguros; Cargo: Sócio-Fundador; Período: 1988-2018; Talinvest I A P Ltda.; Cargo: Sócio-Fundador e CEO; Período: 2008-2018. | |
Kaline Gonzaga Costa | Membro |
Advogada, formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB, possui habilidades e conhecimentos em Planejamento Estratégico, Processo Administrativo, Preceitos Constitucionais, Organização eInterlocução Institucional, estudo de Autos e Preparação de Relatórios/votos. Ao longo de sua carreira exerceu diversas funções de destaque como, por exemplo, Chefe de Gabinete do Governador do Distrito Federal e membro titular do Conselho Fiscal da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal – Terracap. No Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil foi membro do Comitê de Administração, membro da Comissão Especial de Direito Administrativo, membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Coordenadora do Órgão Especial do Conselho Pleno/Gerência de Órgãos Colegiados e Coordenadora da Terceira Câmara/Gerência de Órgãos Colegiados. |
O Comitê de Compras e Contratações é um órgão que tem como objetivo opinar e decidir sobre as compras e as contratações, nos limites de sua competência.
Nome | Cargo |
---|---|
Cristiane Maria Lima Bukowitz | Diretora Executiva de Gestão de Pessoas, respondendo pela Diretoria Executiva de Operações |
Graduada em Ciências – Licenciatura pela Universidade Católica de Brasília e Pós- Graduada em Administração de Negócios pela IBMEC Business School. Foi Professora de 1986 a 1990. É funcionária concursada do BRB – Banco de Brasília desde 18/09/1990, onde acumulou experiência profissional exercendo diversos cargos, como Assistente, Gerente de Processos, Chefe de Departamento, Gerente de Processos, Gerente Executivo, Diretora de Operações, Gerente de Área, Diretora Presidente da Financeira BRB e Superintendente. | |
Diogo Ilário de Araújo Oliveira | Diretor Executivo de Atacado e Governo, respondendo pela Diretoria Executiva de Negócios Digitais |
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Empregado concursado do BRB, tendo exercido diversas funções na Instituição desde 2004, dentre elas: Gerente de Expediente (07/2004 a 06/2007), Gerente de Negócios (06/2007 a 09/2017), Gerente-Geral (10/2017 a 07/2021), Superintendente (08/2021 a 06/2023). | |
José Maria Corrêa Dias Júnior | Diretor Executivo de Tecnologia |
Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM), José Maria possui MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursa mestrado em Business Administration, pela Hult International Business School. Com mais de dez anos de experiência em funções de analista de tecnologia da informação, ocupa, no BRB, cargos de gerente de área e superintendente, desde 2012. | |
Jacques Mauricio Ferreira Veloso de Melo | Diretor Jurídico |
Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pós-graduado em Fusões e Aquisições pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER), e em Direito Tributário pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica (ICAT) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Sua gama de experiências vai da advocacia profissional ao posto de membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (2010-2015), passando pelos cargos de Professor de Direito Tributário da Universidade Católica de Brasília e de Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. |
O Comitê de Negócios é um órgão que tem como objetivo analisar e julgar as propostas de operações de crédito, renegociações e outros negócios, de acordo com a sua alçada operacional.
Nome | Cargo |
---|---|
Luana de Andrade Ribeiro | Diretora Executiva de Controle e Riscos |
Funcionária concursada do BRB desde 2002. Bacharel em Administração de Empresas na UDF, possui MBA Executivo em Finanças pela UCB, cursando Especialização em Operador de Mercado Financeiro (FIA) e Mestrado Internacional em Finanças (Sorbonne). Em sua trajetória no Banco, exerceu funções técnicas e gerenciais. Atuou como Superintendente de Riscos Corporativos, de Produtos de Varejo e, até assumir a Diretoria, atuava como Superintendente de Risco de Crédito. | |
Dario Oswaldo Garcia Junior | Diretor Executivo de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores, respondendo pela Diretoria Executiva de Varejo |
Graduado em Administração de Empresas pela UDF, Especialização MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Católica de Brasília. Foi Membro do Conselho Fiscal da Cartão BRB, Período: julho/2009 a janeiro/2011; Membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF, Período: julho 2007 a janeiro 2011; Atuou em diversas áreas do Banco, como : Instrutor Interno do BRB;Instrutoria de Rotinas de Retaguarda (período: março/1999 a setembro/2009), Instrutoria sobre Provisão de Operações de Crédito (período: a partir de julho/2011). Gerente de Setor; Gerente de Negócios; Gerente Executivo; Superintendente Comercial; Diretor; Superintendente Área: SUMOC – Superintendência de Modelagem de Crédito. | |
Diogo Ilário de Araújo Oliveira | Diretor Executivo de Atacado e Governo, respondendo pela Diretoria Executiva de Negócios Digitais |
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília com MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Empregado concursado do BRB, tendo exercido diversas funções na Instituição desde 2004, dentre elas: Gerente de Expediente (07/2004 a 06/2007), Gerente de Negócios (06/2007 a 09/2017), Gerente-Geral (10/2017 a 07/2021), Superintendente (08/2021 a 06/2023). | |
Jacques Mauricio Ferreira Veloso de Melo | Diretor Jurídico |
Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pós-graduado em Fusões e Aquisições pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER), e em Direito Tributário pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica (ICAT) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Sua gama de experiências vai da advocacia profissional ao posto de membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (2010-2015), passando pelos cargos de Professor de Direito Tributário da Universidade Católica de Brasília e de Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. |
O Comitê de Riscos, Controles, ALM e Prevenção a Ilícitos Financeiros é um órgão que tem como objetivo garantir que as políticas e normas de gerenciamento de riscos, controles internos e capital sejam cumpridas no âmbito do Conglomerado BRB, além de avaliar, monitorar e validar as estratégias de tesouraria, de liquidez, de preços, prazos e descasamentos, acompanhar a rentabilidade e a gestão do funding, garantindo o cumprimento das estratégias de ALM da instituição, bem como opinar e deliberar, observadas suas atribuições e abrangência do tema, sobre matérias que tratem da prevenção e combate a ilícitos financeiros e cambiais e segurança da informação.
Nome | Cargo |
---|---|
Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa | Presidente |
Paulo Henrique Costa é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, onde exercia até então a função de Vice-Presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital. Graduado em Administração de empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduações em desenvolvimento gerencial pela EASP/FGV e em Inovação Corporativa pela Stanford University, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e Mestrado Executivo em administração na Kellogg School of Management, nos Estados Unidos. Possui 20 anos de experiência na indústria bancária, onde exerceu diversos cargos: Diretor de Controladoria e Compliance (Grupo Pan Americano); Diretor de Administração, Finanças e RI (CFO) (Caixa Seguridade Participações S.A.); Vice-Presidente & CEO (EBSERH); Superintendente Nacional de Administração de Risco Corporativo, Diretor Executivo de Controladoria (Caixa Econômica Federal). | |
Luana de Andrade Ribeiro | Diretora Executiva de Controle e Riscos |
Funcionária concursada do BRB desde 2002. Bacharel em Administração de Empresas na UDF, possui MBA Executivo em Finanças pela UCB, cursando Especialização em Operador de Mercado Financeiro (FIA) e Mestrado Internacional em Finanças (Sorbonne). Em sua trajetória no Banco, exerceu funções técnicas e gerenciais. Atuou como Superintendente de Riscos Corporativos, de Produtos de Varejo e, até assumir a Diretoria, atuava como Superintendente de Risco de Crédito. | |
Dario Oswaldo Garcia Junior | Diretor Executivo de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores, respondendo pela Diretoria Executiva de Varejo |
Graduado em Administração de Empresas pela UDF, Especialização MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Católica de Brasília. Foi Membro do Conselho Fiscal da Cartão BRB, Período: julho/2009 a janeiro/2011; Membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/DF, Período: julho 2007 a janeiro 2011; Atuou em diversas áreas do Banco, como: Instrutor Interno do BRB;Instrutoria de Rotinas de Retaguarda (período: março/1999 a setembro/2009), Instrutoria sobre Provisão de Operações de Crédito (período: a partir de julho/2011). Gerente de Setor; Gerente de Negócios; Gerente Executivo; Superintendente Comercial; Diretor; Superintendente Área: SUMOC – Superintendência de Modelagem de Crédito. | |
José Maria Corrêa Dias Júnior | Diretor Executivo de Tecnologia |
Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia(IESAM), José Maria possui MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursa mestrado em Business Administration, pela Hult International Business School. Com mais de dez anos de experiência em funções de analista de tecnologia da informação, ocupa, no BRB, cargos de gerente de área e superintendente, desde 2012. | |
Jacques Mauricio Ferreira Veloso de Melo | Diretor Jurídico |
Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e pós-graduado em Fusões e Aquisições pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER), e em Direito Tributário pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica (ICAT) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Sua gama de experiências vai da advocacia profissional ao posto de membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (2010-2015), passando pelos cargos de Professor de Direito Tributário da Universidade Católica de Brasília e de Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. |
Nome | Cargo | ||
---|---|---|---|
Eliane Bruna O. Santos Senna | Ouvidora | ouvidor@brb.com.br | |
Eliane Bruna Oliveira dos Santos Senna é bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, com especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade de Brasília e MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios pela FIAP ON. Atualmente está cursando MBA Executivo em Inteligência de Mercado e Marketing pela Escola de Negócios Saint Paul. Funcionária de carreira do BRB, é certificada em Ouvidoria (FBB200) pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN. Como Ouvidora do Conglomerado BRB, sua missão não se limita apenas a solucionar demandas apresentadas pelos consumidores, mas também elevar os trabalhos da Ouvidoria como importante e inovadora ferramenta de gestão, a fim promover a transformação das reclamações recebidas em oportunidades de melhoria dos processos internos, prevenindo e mitigando possíveis riscos, com vistas à tornar-nos a instituição financeira preferencial dos nossos clientes. |
Nome | Cargo | ||||
---|---|---|---|---|---|
Alessandra Vieira Massa | Corregedor | corregedoria@brb.com.br | |||
Alessandra Vieira Massa é Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB, com Pós-graduação em Compliance e Governança na UNB/CPGI e especialização em Compliance Público-Privado, Integridade Corporativa e Repressão à Corrupção pela faculdade CERS e Direito Público pela faculdade ATAME. Advogada, exerceu o cargo de Consultora da Presidência do BRB sendo Presidente da Comissão de Investigação Forense – Operação Circus Maximus (MPF – DF) e da Comissão de Investigação Preliminar – Operação Chorume (MPF/PF – SP). Possui sólidos conhecimentos em direito sancionador e improbidade administrativa pautados em mais de 20 anos de carreira desenvolvido em órgãos do Governo Federal, Governo do Distrito Federal, organizações de terceiro setor, fundo de pensão e instituições do sistema financeiro. Antes de ser indicada para o BRB exercia a função de Consultora da Presidência na Caixa Econômica Federal com suporte ao Presidente em ações concernentes à tomada de decisões, estudos de viabilidade e acompanhamento de programas. Foi Coordenadora de Direito Sancionador junto à Gerência Jurídica da FUNCEF onde acompanhou as Operações Lava Jato e Greenfield (MPF/PF), Atuou como Chefe da Assessoria Jurídico-Legislativa da Secretaria de Estado de Cultua do Distrito Federal. Atuou como advogada junto ao Fundo Nacional de Saúde – FNS/MS e Organismos Internacionais em programas do Ministério da Educação e Ministério da Saúde. |