Brasília, 30 de junho de 2017
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: mercados internacionais começam o dia ligeiramente no positivo com as bolsas europeias e futuros de bolsa dos EUA em alta. A desaceleração da inflação ao consumidor na região do euro menor do que esperado reforçam a ideia de que o Banco Central Europeu pode reverter a política monetária expansionista mais cedo do que o estimado. Nos EUA, a agenda trás, o PMI de Chicago, às 10h45, com expectativa de leve desaceleração, e os indicadores de confiança da Universidade de Michigan, às 1h00.
Interno: em dia de greve geral pelas Diretas convocada pelas principais centrais sindicais do país em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência e o presidente Michel Temer, os investidores seguem preocupados com o quadro fiscal após a divulgação ontem o resultado do setor público consolidado ter apresentado pior déficit para meses de maio em 20 anos.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.