Brasília, 26 de abril de 2018
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: divulgações de balanços corporativos ajudam os mercados internacionais a manterem um viés positivo para os negócios. No entanto, a valorização dos preços do petróleo e suas implicações para a economia global e, principalmente, para a dos EUA limita os ânimos dos investidores. Será também acompanhado alguns indicadores de atividade norte-americana cujas a previsões são de arrefecimento além dos riscos geopolíticos envolvendo a possibilidade dos EUA adotarem novas sanções contra o Irã. Por ora, bolsas europeias operam ligeiramente no positivo, ao passo que os furutos de bolsa de Wall Street oscilam. O dólar ganha valor ante a maioria das divisas internacionais e o petróleo segue na trajetória positiva diante da problemática do acordo nuclear entre Irã e os EUA.
Interno: as muitas incertezas envolvendo a corrida eleitoral e suas implicações sobre a agenda econômica atual conjugado com a possibilidade de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, fazer um acordo de delação premiada pode manter a cautela dos investidores domésticos. Ademais, divulgação de balanços corporativos (Vale e Bradesco) e dos dados de crédito serão os destaques para movimentar os negócios.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.