Brasília, 22 de maio de 2019
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: Os movimentos seguem contidos nos mercados financeiros internacionais na ausência de novidades. Há repercussão de matéria veiculada na imprensa norte-americana de que o governo de Donald Trump pode incluir outra empresa chinesa, Hikvision, especializada em monitoriamento e vigilância por vídeo em lista que pode limitar a capacidade de operação. Permanecem no radar as tensões entre EUA e China, cujos ações recentes do governo dos EUA indicam interesse em conter o avanço das empresas chinesas no ramo de tecnologia. Por ora, bolsas europeias operam de forma mista e futuros de bolsas de Nova Iorque recuam. As commodities operam em baixa e o dólar oscila ante as divisas externas.
Interno: O ambiente político segue no foco dos investidores domésticos diante de importantes votações no dia que envolvem a MP 870 (que fez a reestruturação administrativa do governo Bolsonaro – redução de ministérios etc). Preocupa as especulações como, o rompimento de Rodrigo Maia com o o líder do governo na Câmara, além do recuo da ideia de recompor dois ministérios para acomodar potenciais aliados.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.