Brasília, 15 de janeiro de 2019
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: a expansão do crédito bancário na China e as promessas das autoridades chinesas de que vão reduizr impostos, intensficar gastos em infraestrutura e melhorar condições de crédito para pequenas empresas geram impacto positivo nos mercados financeiros internacionais. Na Europa, a votação no parlamento britânico sobre o acordo para saída da União Europeia (UE) pelo Reino Unido, conhecido como Brexit, será o destaque. As expectativas são de que a formalização da saída da UE prevista para 29 de março seja adiada ou até mesmo que não ocorra a seperação. Na agenda de eventos, os primeiros balanços do 4T18 de bancos dos EUA e discurso do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. Por ora, as bolsas europeias, futuros de bolsas de Nova Iorque e commodities sobem. Quanto ao câmbio, o dólar ganha valor ante as moedas externas por conta do crescimento econômico da Alemanha em 2018 abaixo do esperado e pelas incertezas sobre o acordo do Brexit.
Interno: informações de que o próprio presidente, Jair Bolsonaro, será o garoto-propaganda para explicar à população os principais pontos da reforma da Previdência dá viés positivo para os investidores locais. As especulações são de que o texto incluiria idade mínima de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres, com período de transição de 15 anos, além da adoção de um sistema de capitalização para novos acessos. Na agenda, a previsão de alta de quase 1% das vendas no varejo em novembro, após a queda de 0,40% vista em outubro, será o destaque.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.