Brasília, 12 de junho de 2019
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: As preocupações renovadas com o embate comercial entre EUA e China voltam a abater os mercados financeiros internacionais. Declarações de ambas as partes sugerem que o clima ainda não é favorável neste momento para que se alcance um acordo. O presidente Donald Trump voltou a subir o tom contra a China, citando que um acordo somente ocorrerá se Pequim aceitar os termos negociados anteriormente. Do outro lado, a China prometeu “dura resposta” em caso de insistência dos EUA com novas barreiras. No momento, bolsas europeias, futuros de bolsas de Nova Iorque, commodities metálicas e Petróleo caem. O dólar oscila frente as divisas externas.
Interno: A aprovação do crédito suplementar no Congresso ajuda a manter o viés positivo em relação ao ambiente político. O ânimo só não é maior por conta das incertezas ligadas à reforma da Previdência. Na agenda, a previsão de queda das vendas no varejo de abril será o destaque.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.