Brasília, 07 de outubro de 2019
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: O noticiário apontando que o governo chinês não planeja um amplo comercial com os EUA impacta negativamente as praças acionárias norte-americanas. A previsão de nova rodada de negociações entre as autoridades sino-americanas a partir de quinta-feira seguirá no foco dos investidores internacionais. No momento, bolsas europeias operam moderadamente em baixa, enquanto os futuros de bolsas de Nova Iorque caem. As commodities oscilam e o Petróleo sobe. O dólar trabalha em alta ante as moedas a maioria da divisas internacionais.
Interno: O quadro político segue no interesse dos investidores locais diante da reta final da tramitação da reforma da Previdência, cuja votação em segundo turno no Senado deve ocorrer só a partir da semana que vem. A divisão dos recursos do pré-sal entre os entes da federação está servindo como meio para os Senadores negociarem com o Executivo. Na agenda, o boletim Focus do Banco Central não apresentou grandes alterações, apenas ligeiras quedas nas projeções de inflação.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.