Boletim de Fechamento

Fechamento de Mercado – 24/08/2018

Brasília, 24 de agosto de 2018

NOTAS ECONÔMICAS — Fechamento dos Mercados

Resumo diário: O discurso do presidente do Banco Central norte-americano, Jerome Powel, no simpósio do Federal Reserve em Jackson Hole (EUA) dizendo que não sinal claro de que a inflação nos estadunidense está acelerando acima dos 2% trouxe alívio aos investidores e enfraqueceu o dólar ante as divisas internacionais. No front doméstico, não houve novidades no noticiário político e nem na agenda econômica local.

Bolsa: A valorização dos índices acionário em Nova Iorque e noticiário brando contribuiu para uma correção de preços. Em que pese as dúvidas sobre a capacidade de um presidenciável considerado reformista vencer as eleições, indícios de transferência de votos de Lula para Fernando Haddad também influenciou os negócios. Nesse sentido, o Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,83%, aos 76.262 pontos.
Juros: O alívio na taxa de câmbio nacional ajudou a curva de juros a ceder. O DI Jan/19 fechou em 6,81%, ante 6,83% ontem. O DI Jan/21 terminou em 9,68%, de 9,76% do dia anterior.
Dólar: A fala do presidente do Fed, Jerome Powel, afirmando que conduzirá a política monetária de forma a evitar choques inflacionários serviu de motivo para que a moeda norte-americana depreciasse ante ao euro, iene e divisas emergentes. Assim, a divisa americana encerrou o dia em queda de 0,23% ante o real, valendo R$ 4,10.

Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.