Boletim de Fechamento

Fechamento de Mercado – 06/12/2017

Brasília, 06 de dezembro de 2017

NOTAS ECONÔMICAS — Fechamento dos Mercados

Resumo diário: Investidores mostraram otimismo com a notícia veiculada já no fechamento de que o PMDB fechou questão a favor da reforma da Previdência. No exterior, prevaleceu a cautela diante do impasse nas negociações do Brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia e pelo reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelo presidente Donald Trump.

Bolsa:

Juros:

Dólar:

Bolsa: A Bovespa oscilou ao longo do dia enquanto investidores aguardavam o posicionamento dos partidos da base aliada sobre o apoio em bloco à reforma da Previdência. Após a notícia do fechamento de questão do PMDB sobre o tema, no entanto, o mercado de renda variável se firmou em alta e o índice encerou o dia em 73.268 pontos, alta de 1%.
Juros: Os DIs operaram estáveis ao longo do dia enquanto investidores aguardavam a decisão do PMDB sobre o fechamento de questão com relação à reforma da Previdência e o anúncio do Copom no fim do dia. A notícia sobre a decisão do PMDB foi divulgada após o fechamento. O DI Jan/19 e o DI Jan/21 encerraram no mesmo nível do fechamento de ontem.
Dólar: O fluxo de entrada de captações corporativas trouxe pressão de baixa para a moeda americana. Ainda assim, investidores operaram com cautela em compasso de espera por notícias sobre a possibilidade de votação da reforma da Previdência já na semana que vem. O dólar encerrou o dia em queda de 0,06%, valendo R$ 3,23.

Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.