Boletim de Fechamento

Fechamento de Mercado – 06/11/2017

Brasília, 06 de novembro de 2017

NOTAS ECONÔMICAS — Fechamento dos Mercados

Resumo diário: A nova valorização das commodities no mercado internacional puxou as ações de Petrobras, Vale e siderúrgicas. Em especial a Petrobras obteve decisões favoráveis no âmbito judicial norte-americano suspendendo as ações contra ela até julgamento de recurso pela suprema corte. A baixa do dólar fez com que investidores internacionais realizassem lucro no setor de papel e celulose baixando as cotações deste ramo na bolsa.

Bolsa: O IBOV fecha em alta de 0,53%, aos 74.310 pontos zerando as perdas acumuladas no começo de novembro e, em 2017, acumula ganhos de 23,38%.
Juros: No mesmo sentido o juros futuros começaram a semana devolvendo os prêmios acumulados também motivados pelo favorecimento a ativos emergentes e alívio no mercado cambial. Taxas de curto prazo ficaram estáveis. O DI para Janeiro 2019 foi de 7,28% e para 2021 caiu de 8,54% para 8,45%.
Dólar: O dólar fechou em baixa de 1,44%, a R$ 3,257 perdendo valor diante de moedas emergentes devido à valorização do petróleo e também frente à moedas de países desenvolvidos após declarações do presidente do FED sobre os rumos da economia e a meta de inflação.

Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.