Brasília, 27 de julho de 2017
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: mercados operam mistos com queda das bolsas europeias e alta dos futuros de bolsa de Nova York. Na Europa, pesa as dúvidas sobre as negociações do Brexit, enquanto nos EUA, o tom “moderado” nos comunicados de politica monetária do Fed são suporte. Nesse linha, o Federal Reserve manteve a taxa de juros e não trouxe alterações relevantes no comunicado, dando a entender que não deve haver uma elevação dos juros pelo menos na próxima reunião. Assim, petróleo trabalha em queda, ao passo que o dólar ganha valor ante a maioria das divisas externas.
Interno: a decisão de Copom de reduzir em 1pp a taxa Selic, levando-a para 9,25% ao ano, e a indicação de que pode manter o ritmo na próxima reunião de setembro será o destaque da sessão doméstica, em especial, para o ajuste na curva de juros. Do lado fiscal, o governo aponta para uma postergação dos reajustes dos servidores acordados para 2018 como forma de abrandar o déficit fiscal previsto para o próximo ano.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.