Brasília, 26 de abril de 2017
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: os ganhos recentes das bolsas externas estimulam correção de preços neste começo de manhã e influencia na depreciação das commodities e na valorização do dólar ante a todas as outras divisas. Os investidores também aguardam informações sobre o plano de reforma tributária nos EUA a ser proposto por Trump que contempla redução de impostos para empresas e famílias. A preocupação está no potencial de aumento do déficit da maior economia do mundo.
Interno: situação política segue no monitoramento após o governo ser derrotado no destaque do projeto de recuperação fiscal dos Estados, com a derrubada da contrapartida de aumento de contribuição previdenciária dos servidores. Analistas estão preocupados com o avanço da agenda de reformas, em especial, a da Previdência e trabalhista. Hoje possívelmente será votado a proposta de reforma trabalhista cujas expectativas são de aprovação. Os mercados querem ver o placar desta votação como uma prévia da força do governo para a reforma da previdência.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.