Brasília, 18 de julho de 2017
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: o calendário fraco de indicadores deixa os investidores internacionais operando de olho na temporada de balanços e no noticiário norte-americano. O revés do presidente dos EUA, Donald Trump, no Senado em torno da reforma do setor de saúde provoca dúvidas nos players e provoca ajustes baixistas nas bolsas europeias e queda do dólar ante a maioria das divisas externas.
Interno: as preocupações fiscais entram no radar, em meio ao início do recesso parlamentar, diante do aleta do Tribunal de Contas da União – TCU – sobre o risco de descumprimento da meta do ano. Enquanto isso, os agentes avaliam o discursos de Temer sobre as reformas com notícias de que o governo já examina a proposta de reforma da Previdência para identificar pontos que têm chances de serem aprovados pela base aliada numa versão mais diluída. Ademais, em vídeo nas redes sociais, ontem à noite, o presidente disse que quer simplificar o sistema tributário em “brevíssimo tempo”.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.