Brasília, 18 de junho de 2018
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: a escalada dos conflitos comerciais entre EUA e China com a imposição pelo governo Trump de aplicar tarifas de 25% sobre US$ 50 bilhões em produto chineses provoca a retaliação por parte do país asiático em alíquota idêntica em mercadorias norte-americanas. Além disso, a reunião da Opep e com outros países produtores de petróleo, nessa semana, também gera preocupações já que há expectativas de expansão da oferta da commoditie. No momento, bolsas europeias, futuros de bolsa de Nova Iorque e commodities caem, enquanto o dólar sobe frente as divisas emergentes.
Interno: investidores voltam a monitorar o ambiente político diante da decisão do ministro do STF, Edson Fachin, de encaminhar para a segunda turma da instituição o pedido de liberdade solicitado pelos advogados do ex-presidente Lula. Ademais, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) enviará hoje ao STF parecer no qual afirma que o tabelamento dos fretes rodoviários tem graves efeitos sobre o consumidor. Na agenda, a semana reserva decisão do Copom (quarta-feira) e IPCA-15 (quinta-feira).
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.