Boletim de Abertura

Abertura de Mercado – 13/06/2017

Brasília, 13 de junho de 2017

NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados

Ambiente Financeiro:

Externo: bolsas europeias e futuros de bolsas de NY ensaiam recuperação, após as perdas dos últimos dias. Vale ressaltar que as altas são contidas e segue o risco de correções por conta das preocupações do setor de tecnologia. Commodities metálicas e petróleo operam em baixa. Por ora, os investidores estão atentos às decisões de política monetária do Federal Reserve na quarta-feira (14) e do Banco do Japão (BoJ) no final de semana.

Interno: a decisão do PSDB em permanecer, por ora, na base aliada do governo ainda reverbera nos mercados diante do clima de incertezas. A possibilidade do presidente Temer ser denunciado pela PGR nos próximos dias e o risco constante de surgirem novos fatos dificulta qualquer chance de melhora consistente nos ativos.

Bolsa: o ambiente político instável, mesmo com a confirmação do apoio do PSDB ao governo Temer, ainda predomina e tende a limitar alguma recuperação da Bovespa. A falta de perspectiva no avanço das reformas econômicas tendem a deixar o investidor de ações cauteloso.o ambiente político instável, mesmo com a confirmação do apoio do PSDB ao governo Temer, ainda predomina e tende a limitar alguma recuperação da Bovespa. A falta de perspectiva no avanço das reformas econômicas tendem a deixar o investidor de ações cauteloso.
Juros: o agravamento da crise política e seus efeitos negativos sobre a atividade econômica que tende a ser apurado pelas vendas no varejo (previsão de queda de 0,65% em abril) pode manter a pressão de baixa dos DIs na sessão regular de hoje. Entretanto, a parte curta da curva à termo deve operar na estabilidade e os demais vencimentos devem cair marginalmente.
Dólar: em que pese a baixa aversão ao risco no exterior, o ambiente político interno ainda preocupa os investidores diante das incertezas com atual gestão do governo federal e sua capacidade de tocar as reformas. Ademais, rumores sobre eventuais "bondades" econômicas também chamam a atenção.

Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.