Brasília, 12 de abril de 2018
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, de que “nunca disse quando ocorreria ataque à Síria, poderia ser em breve ou não” ajuda a aliviar os temores de ofensiva dos EUA naquele país. No entanto, os mercados seguem cautelosos com essa tensão geopolítica. Voltando ao tema comercial entre EUA e China, as preocupações ainda seguem no radar dos investidores após a manifestação de 100 grupos comerciais americanos contra os planos de Trump de cobrar tarifas sobre até US$ 150 bilhões em importações chinesas. Tais grupos sugeriram liderar uma coalização internacional contra as práticas “desleais” de Pequim. Na agenda de eventos, a expectativa é pela ata do Banco Central Europeu (BCE). No momento, bolsas europeias e futuros de bolsa de Nova York operam em alta moderada.
Interno: a política segue como protagonista, principalmente diante das incertezas com as eleições desse ano. O julgamento de habeas corpus de Antonio Palocci e de Paulo Maluf no STF ficou para hoje. A aceitação do habeas corpus de Maluf pode abrir caminho para que ministros revertam, individualmente, decisões tomadas por colegas com potencial impacto na situação do ex-presidente Lula. Na agenda de indicadores, a previsão de alta de 0,65% em fevereiro, desacelerando frente a janeiro (0,9%), ratifica o quadro de lenta recuperação da economia nacional.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.