Brasília, 12 de abril de 2017
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo:em novo momento mercados internacionais deixam de lado o gradualismo do Fed e o plano fiscal de Trump para acompanhar os riscos geopolítticos (guerra na Síria e pressão externa para conter o plano bélico da Coreia do Norte). A agenda econômica esvaziada reforça o monitoramento da visita do Secretário de Estado norte-americano à Rússia visando persuadir Moscou do apoio ao presidente sírio, Baschar al-Assad.
Interno: cenário político rouba a cena novamente com a lista do “Fachin” autorizando investigações de 9 ministros, deputados, senadores e governadores por conta das delações premiadas de ex-executivos da construtora Odebrecht. As implicações do aumento da turbulência política para a condução das reformas propostas pelo governo devem prejudicar os preços dos ativos financeiros locais.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.