Brasília, 10 de março de 2017
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: expectativa de geração de 200 mil postos de trabalho nos Estados Unidos, bem como queda da taxa de desemprego (payroll) alimentam a propensão ao risco dos investidores internacionais. Dólar, juros dos treasuries e petróleo ensaiam acomodação antes do payroll após as pressões dos últimos dias. Os agentes buscam avaliar se o ciclo de aperto monetário pelo Fed (Banco Central dos EUA) será mais agressivo que o estimado, mas por ora, o dólar deve ceder ante as demais divisas externas.
Interno: dados do IPCA de fevereiro é destaque da agenda doméstica. As projeções dos analistas variam de 0,36% a 0,53% com mediana 0,43% o que representa uma taxa maior que o registrado em janeiro (0,38%) por conta da pressão sazonal de educação. Neste momento, os agentes locais tendem a ensaiar uma recuperação na abertura e de olho nos indicadores norte-americanos.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.