Brasília, 10 de janeiro de 2018
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: o rali recente dos mercados internacionais provocam movimentos de realizações de lucros nas principais praças financeiras ao redor do globo. Bolsa asiáticas operaram com sinais mistos por conta do indicador de inflação ao consumidor da China ter subido menos que o esperado. Bolsas europeias também divergem com ganhos em Madrid e Londres e perdas na Alemanha e França. A realização de lucros demonstra sinais com a queda dos Futuros de bolsa dos EUA. Por outro lado, as commodities sobem diante da alta da inflação ao produtor na China de 6,3% em 2017, revertendo uma queda de 1,4% observada em 2016. No câmbio, o dólar ganha valor ante a maioria das divisas emergentes e cede ante ao euro, libra e iene.
Interno: segue no radar dos investidores locais os desafios da reforma da Previdência e o complexo quadro político. Na agenda de indicadores, o destaque será a divulgação do IPCA de dezembro do ano passado cujas estimativas dos mercados são de alta de 0,3% e 2,8% no acumulado de 2017. Caso se confirme, será a primeira vez desde a criação do regime de metas, em 1999, que o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, enviará carta ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicando os motivos pelos quais a inflação fechará abaixo do piso da meta (3,0%).
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.