Boletim de Abertura

Abertura de Mercado – 09/10/2017

Brasília, 09 de outubro de 2017

NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados

Ambiente Financeiro:

Externo: em dia de feriado de Columbus Day nos EUA, os investidores internacionais operam em clima ameno, no aguardo do início da temporada de balanços corporativos norte-americanos e avaliando a situação política da Espanha. Por ora, os ativos financeiros trabalham ao redor da estabilidade.

Interno: crescem as preocupações com o ambiente político após a pesquisa Datafolha mostrar enfraquecimento do prefeito João Dória na corrida presidencial além dos embates internos no PSDB. Assim, candidaturas que dão suporte ao bom humor dos mercados entram na cautela dos agentes.

Bolsa: Bolsas globais operam de forma amena por conta do feriado de Columbus Day nos EUA. Incertezas políticas domésticas também devem impor correção de preços no Ibovespa.
Juros: Alta do IGP-DI de setembro de 0,62%, perto do teto das previsões de 0,65%, e cenário exterior volátil tende a pressionar de forma altista a curva à termo de juros.
Dólar: Feriado bancário nos EUA - Columbus Day - e sinais de desaceleração da atividade econômica da China em setembro devem impor apreciação da divisa norte-americana ante ao real. Ademais, as apostas de alta dos juros em dezembro nos EUA também reforça a alta do dólar ante a maioria das moedas externas.

Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.