Boletim de Abertura

Abertura de Mercado – 09/05/2017

Brasília, 09 de maio de 2017

NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados

Ambiente Financeiro:

Externo: o dia começa mais tranquilo nas praças financeiras internacionais, com bolsas e commodities embaladas pelo sentimento positivo com os resultados corporativos. A confiança em torno do desempenho da economia norte-americana aos poucos vai voltando, após o susto com dados fracos do mercado de trabalho.

Interno: as discussões sobre as reformas e o depoimento do ex-presidente Lula, previsto para ocorrer amanhã, contribuem com alguma precaução por parte dos investidores nacionais.

Bolsa: a alta das das bolsas no exterior que envolve a tentativa de reação das commodites e ativos relacionados. Assim, o Ibovespa tende a recuperar os preços na sessão de hoje.
Juros: a deflação do IGP-DI de abril e expectativa de que os destaques da reforma da Previdência sejam aprovados hoje na Comissão Especial da Câmara e assim o projeto possa seguir para o plenário contribuem para que a curva à termo de juros ceda.
Dólar: a apuração de ganhos recentes do dólar e otimismo sobre a aprovação dos destaques da reforma da Previdência hoje tendem a pressionar a divisa estadunidense para baixo ante ao real.

Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.