Brasília, 08 de junho de 2018
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: mercados internacionais operam com viés negativo diante das preocupações com a reunião de cúpula do G-7 e seus efeitos sobre o comércio global, bem como pelas expectativas de que o Federal Reserve eleve os juros básico pela segunda vez este ano. Além disso, as especulações de que o Banco Central Europeu (BCE) poderá decidir sobre o fim de seu programa de compra de títulos também geram mau humor entre os investidores. Por ora, bolsas europeias, futuros de bolsa de Nova Iorque e commodities operam em baixa, ao passo que o dólar ganha valor ante a maioria das divisas internacionais.
Interno: o estresse observado ontem no mercado financeiro doméstico por conta da disparada do dólar e dos juros futuros fez o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, se manifestar e dizer que o país tem instrumentos adicionais para conter o excesso de volatilidade. Essa manifestação da autoridade monetária pode aliviar o câmbio. Ademais, a percepção de falta de coordenação no governo federal diante do impasse com a tabela do frete dos caminhoneiros e suas consequências para os setores industriais e do agronegócio segue no radar. Na agenda de indicadores, a alta de 0,4% do IPCA de maio, acima da mediana das expectativas de 0,3%, será digerido pelos agentes locais.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.