Brasília, 08 de maio de 2018
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: embora os dados mais fortes do que o esperado da balança comercial chinesa tem ajudado as bolsas asiáticas a fecharem no azul, as praças acionárias na Europa e nos EUA abrem com viés negativo. Esse movimento é justificado pela expectativa com a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre restaurar as sanções contra o Irã. Por ora, o petróleo recua em movimento de realização de lucro após ganhos entre 1,5% a 1,7% obtido ontem. Ademais, declarações de membros do Fed (Banco Central dos EUA) dando a entender que a política monetária norte-americana pode aumentar o ritmo de alta dos juros impõe valorização do dólar ante a maioria das divisas externas.
Interno: a cena política segue no radar dos investidores domésticos diante das indefinições de alianças de centro que viabilizem um candidato a presidência com viés reformista. Enquanto isso, os agentes estão em alerta por conta da escalada da taxa de câmbio e seu efeito sobre a atividade, inflação e a política monetária. Na agenda de eventos, a previsão de alta do IGP-DI de abril de 0,63%, após ficar em 0,56% em março, balanço da Petrobrás e leilão de swap cambial pelo Banco Central ajudam a movimentar os negócios locais.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.