Brasília, 07 de dezembro de 2017
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: agenda de indicadores esvaziada no exterior deixam os investidores operando apenas por meio eventos pontuais e fatores técnicos. Na Àsia, segue as preocupações sobre uma possível desaceleração da atividade na China. Por outro lado, mercados europeus operam no positivo por conta do crescimento de 0,6% do PIB na zona do euro no 3T17 frente ao 2T17, em linha com as estimativas. Nos EUA, players ficam atentos às discussões sobre a reforma fiscal e ao impasse em relação ao Orçamento. Nesse sentido, o teto dos gastos expira amanhã e caso não ocorra uma resolução pode paralisar a administração pública.
Interno: mesmo após o fechamento de questão pelo PMDB, na tarde de ontem, quanto a reforma da Previdência, mercados avaliam que o governo está ainda distante dos votos necessários para aprovar a proposta. O tempo escasso deve manter a postura cautelosa dos agentes. Ademais, a sinalização do Copom de que pode promover um último corte marginal na Selic em fevereiro de 2018 também movimenta os preços dos ativos domésticos.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.