Boletim de Abertura

Abertura de Mercado – 05/07/2018

Brasília, 05 de julho de 2018

NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados

Ambiente Financeiro:

Externo: os investidores norte-americanos voltam aos negócios um dia após o feriado do dia da Independência e de olho na ata do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) cujo documento pode indicar os próximos passos da política monetária. O bom humor dos players externos se deve as notícias de que os EUA podem desistir de tarifar carros importados da União Europeia caso o bloco suspenda sua taxação sobre veículos americanos. Por ora, bolsas europeias e futuros de bolsas de Wall Street sobem.

Interno: a aprovação do texto-base do projeto de lei que autoriza a venda das distribuidoras da Eletrobrás e decisão do Tribunal de Contas da União que permite o leilão de excedentes de óleo ainda neste ano são os eventos de destaque no âmbito nacional.

Bolsa: o avanço das bolsas europeias e futuros de bolsa nos EUA associado a aprovação do projeto de lei que autoriza a venda das distribuidoras da Eletrobrás tendem contribuir positivamente para o Ibovespa no dia.
Juros: volatilidade na taxa de câmbio e incertezas eleitorais diante da dificuldades de candidatos de centro avançar nas pesquisas devem impor alta na curva à termo de juros.
Dólar: conjuntura externa melhor deve se contrapor a oscilação do dólar frente as divisas internacionais e tendem a contaminar a taxa de câmbio local e impor também volatilidade na paridade real/dólar.

Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.