Brasília, 04 de julho de 2018
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: em dia de feriado da independência nos EUA, os mercados internacionais exibem oscilações laterais nesta abertura, mas ainda refletindo as preocupações com os conflitos comerciais. A aproximação da entrada em vigor de barreiras comerciais entre EUA e China, na próxima sexta-feira, mantém o clima apreensivo. Nesse sentido, bolsas europeias trabalham com sinais distintos com algumas subindo marginalmente e outras caindo, ao passo que o petróleo opera em queda. No câmbio, prevalece a volatilidade diante da falta de referencial das praças financeiras norte-americanas.
Interno: a tentantiva do governo de votar na Câmara dos Deputados, hoje, o projeto de privatização das distribuidoras da Eletrobrás entra no foco. Não obstante, a incerteza eleitoral e as dúvidas sobre a Medida Provisória que trata do tabelamento do frete rodoviário deixa os investidores domésticos mais cautelosos. Na agenda de indicadores, a perspectiva de forte queda da produção industrial (-14%) em maio, afetada pela paralisação dos caminhoneiros, será o destaque.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.