Brasília, 02 de outubro de 2017
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: a semana inicia com os investidores mais avessos ao risco por conta das tensões políticas entre a região da Catalunha e o Governo Espanhol. Euro e commodities caem e a bolsa de Madrid opera com baixa de mais de 1,5% no momento. Adicionalmente, a desaceleração no ritmo de crescimento da indústria chinesa medido pela empresa Markit em parceria com a Caixin também influencia os ativos financeiros. Curiosamente, as demais bolsas europeias sobem com o indicador de atividade industrial no maior patamar em seis anos.
Interno: a cena política volta a cena com nova pesquisa Datafolha mostrando resiliência das intenções de voto em Lula além da articulação do governo federal para tentar barrar a segundo denúncia criminal contra Temer. Ademais, o impasse entre o Senado e o STF no caso do mandato de Aécio neves segue no radar das preocupações dos agentes financeiros.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.