Brasília, 01 de junho de 2018
NOTAS ECONÔMICAS — Abertura dos Mercados
Ambiente Financeiro:
Externo: a melhora no cenário político europeu com a formação de um novo governo na Itália, depois de várias tentativas, e da decisão do parlamento da Espanha pela saída do primeiro-ministro, Mariano Rajoy, do governo ajudam as praças financeiras a operarem no azul. No entanto, as tensões comerciais seguem no radar depois da decisão dos EUA de aplicar tarifas a importações de aço (25%) e alumínio (10%) do Canadá, do México e da União Europeia a partir de hoje. Na agenda de indicadores, a perspectiva de bons números de emprego e renda dos EUA devem impactar os preços dos ativos de financeiros, especialmente câmbio e juros. Por ora, petróleo cai e dólar ganha ante boa parte das divisas externas. Futuros de bolsa de Wall Street operam positivamente.
Interno: as medidas fiscais adotadas pelo governo por conta do acordo com os caminhoneiros ajudam a percepção positiva dos investidores nacionais pois mostra comprometimento do governo com os resultados das contas públicas. Por outro lado, as discussões sobre o impacto da subvenção para o diesel sobre a atividade econômica nacional pode gerar cautela.
Esta publicação foi produzida pela GEREI – Gerência de Relações com Investidores, e tem caráter primordialmente informativo. As opiniões e informações contidas neste relatório são estimativas referentes à data do informativo e foram elaboradas com base em dados de fontes, em princípio, confiáveis e de boa-fé, porém, não há nenhuma garantia expressa ou implícita, sobre sua exatidão. Assim, a DIRFI/GEREI não se responsabiliza por qualquer risco, perda direta ou indireta que seja consequência de imprecisão contida no relatório ou da utilização de seu conteúdo, bem como não configura qualquer garantia de rentabilidade. Todas as perspectivas de mercado derivam de nosso julgamento e podem ser alteradas tempestivamente sem aviso prévio, por conta de mudanças que possam afetar as estimativas fornecidas pela área. Ressaltamos que este trabalho não constitui nenhuma oferta de venda ou solicitação para compra de quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Elaboração: DIRFI/GEREI. Fontes: AE Broadcast, BACEN, IBGE, FGV e LCA Consultores.